Simbolo
Promoção do Bem-Estar
c
O Gabinete de Psicologia (Psicopedagógico e Psicoterapêutico)

O Gabinete é responsável pela organização e concretização de consultas direccionadas para o acompanhamento pedagógico, psicológico e na promoção do bem-estar do sujeito ao longo do ciclo de vida. Permite aprofundar o nosso auto-conhecimento e, consequentemente, melhorar a nossa auto-estima.

Paulo Borges
Psicoterapeuta
Belas / Idanha
tlf: 96 371 80 90 / 210 157 545
Áreas de Intervenção/ Consultas

As Dificuldades de Aprendizagem, os Problemas Emocionais e o Insucesso Escolar;

Crianças - Psicomotricidade; Problemas comportamentais; Bullying; Absentismo escolar; Hiperatividade; Défice de Atenção, Concentração e Memória; Dislexia, etc.

Adolescentes - Dificuldades escolares; Integração social; Delinquência; Sexualidade; Comportamento Alimentar; Bullying; Ansiedades; Medos; Depressão; entre outros.

Adultos e Casais - Competências parentais; Perturbações Emocionais; Depressão; Ansiedade; Problemas Conjugais; Perturbação do sono; entre outros.

Consulta/Sessão de Psicoterapia

A consulta de Psicoterapia actua no campo do bem-estar psicológico, tendo como objetivo dar respostas a sintomas de depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, aprendizagem, agressividade, hiperatividade, distúrbios alimentares, disfunções sexuais e de personalidade.

Verificam-se muitos casos, em que o bem-estar psicológico é acompanhado por queixas de ordem física, expressando desta forma, sofrimento psíquico.

Através de um processo de Psicoterapia, trabalham-se aspetos emocionais e relacionais, promovendo o bem-estar psíquico e a adaptabilidade emocional.

Orientação Educacional

Na criança em idade pré-escolar efectuamos avaliação psicopedagógica para percepcionarmos se está apta a dar entrada e preparada para frequentar o 1.º ciclo de ensino (transição do pré-escolar para o escolar), de maneira a despistar precocemente perturbações de aprendizagem.

Orientação Vocacional e Profissional

9.º Ano! 12.º ano! E agora?
O desenvolvimento da vocação no jovem e/ou adulto é parte integrante do processo de desenvolvimento, pois é em função de tal que se determina a escolha da futura profissão. Por isso, é fundamental encontrar um espaço de reflexão, orientado para a identificação das áreas de interesse profissional para análise e discussão das diversas alternativas de formação profissional e académica, na identificação dos possíveis riscos, vantagens e consequências das diversas opções consideradas, garantindo assim, uma decisão adequada e realista, baseada nos seus interesses e competências pessoais. Para tal, é feita uma avaliação dos interesses profissionais pessoais, bem como se efectuará uma avaliação dos raciocínios, para percebermos se os interesses coincidem com as aptidões.

Relaxamento e Estabelecimento de Objetivos

O relaxamento terapêutico aplica-se, normalmente, a qualquer pessoa, de qualquer género e idade superior a 15 anos. Para crianças, o sistema é levemente alterado de acordo com a respectiva capacidade de entendimento. Visa a tomada de consciência do funcionamento do nosso corpo em reação aos diferentes estímulos. O estabelecimento de objetivos visa a prossecução rápida dos mesmos (emagrecimento, rendimento escolar e profissional, etc.). Cada sessão é efetuada individualmente.